Pilates e yoga – qual é a diferença entre as práticas?

Pilates e yoga podem confundir algumas pessoas: a postura da foto, por exemplo, poderia ser parte de uma aula de pilates ou de yoga (ela é chamada de navasana ou postura do barco). Esse e outros movimentos são comuns às duas práticas e muitos confundem os benefícios e atividades realizadas por cada uma delas.

É verdade que tanto o pilates quanto o yoga melhoram a qualidade de vida. Alterando a situação física do praticante, estimulando a secreção de hormônios (como endorfina e dopamina) que melhoram o humor e, consequentemente melhoram a relação da pessoa com o mundo. É verdade também que muitas posturas se repetem e há quem especule que a origem do pilates pode ser no yoga (o que não se confirma). Mas o pilates e yoga diferenciam-se bastante quando se refere ao foco.

Qual é a diferença entre pilates e yoga?

O pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século XX. Ele o apresentou como a arte dos movimentos controlados – um treino físico. Se for praticado com consistência, o pilates melhora a flexibilidade, constrói força e desenvolve controle e resistência em todo o corpo. Ele enfatiza o alinhamento, a respiração, o desenvolvimento de um núcleo forte e a melhoria da coordenação e do equilíbrio. O core, que consiste nos músculos do abdômen, das costas baixas e dos quadris, muitas vezes é chamado de “potência” e é visto como uma chave para a estabilidade da pessoa – e isso é bastante trabalhado no pilates.

No yoga, o trabalho físico é bastante parecido, porém o corpo físico é tratado como um veículo para o encontro de algo mais profundo. O yoga existe há milhares de anos, mais tempo do que pode-se efetivamente registrar, e faz parte de uma filosofia de vida. A palavra yoga significa união e refere-se, particularmente no Kundalini Yoga, à união da consciência do indivíduo com a consciência universal. Além dos asanas, que é como são chamadas as posturas, são realizados exercícios de respiração (pranayamas) e meditação. O corpo é reverenciado e evolui com a prática mas, acima de tudo, a evolução esperada é na mente e na alma.

Sat Nam!

Postagens Recentes